Busca

Conheça os benefícios do milho e como aproveitá-los

Você conhece todos os diversos benefícios do milho? Quer saber qual a melhor forma de aproveitá-los? Então leia nosso artigo!

Você conhece todos os benefícios do milho? Não é exagero dizer que o milho é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Aliás, o Brasil é o terceiro maior produtor do grão no mundo e deve chegar a uma safra de 96 milhões de toneladas por ano, de acordo com reportagem da Agência Brasil.

Mesmo tão tradicional na culinária do país, muita gente não sabe quais são os benefícios do milho para a saúde. De fato, ele é bastante nutritivo e tem vitaminas e minerais importantes para a manutenção de um organismo saudável.

A seguir, descubra por que comer milho faz bem e conheça as melhores formas de aproveitar suas propriedades!

Quais são os benefícios do milho?

De modo geral, o milho em lata ou natural, ambos de cor amarela, são os mais comuns por aqui, mas você sabia que existem diversos tipos? Eles podem ser doces, coloridos ou até pretos!

Embora a diversidade seja bem grande, as propriedades geralmente são as mesmas. Abaixo, selecionamos 5 incríveis benefícios do milho:

1. Bastante nutritivo

Um dos benefícios do milho é com relação à grande quantidade de nutrientes. Ele é uma excelente fonte de carboidratos, que é um composto obtido por meio da alimentação e serve para gerar a energia necessária para o corpo funcionar.

Além disso, tem boas quantidades de proteína, substância essencial para a formação de enzimas, hormônios e anticorpos, sem contar o fato de que é componente básico dos músculos, cabelo, pele, dentes e ossos.

Para você ter uma ideia, cerca de 100 gramas de milho tem 265 kcal, 74 gramas de carboidrato e 9 gramas de proteína, em sua composição nutricional.

2. Fonte de fibras

Milho também é fonte de fibras. Em uma porção de 130 gramas de Milho em conserva Fugini, por exemplo, é possível encontrar 3,3 gramas de fibras. Mas por que elas são tão importantes?

As fibras do milho contribuem para o bom funcionamento do intestino e até mesmo do coração. Outra propriedade interessante é que elas favorecem a saciedade. Isso significa que depois de comer um alimento rico em fibra você se sentirá satisfeito por mais tempo.


3. Rico em vitaminas e minerais

A quantidade de vitaminas e minerais está entre os benefícios do milho que mais se destacam. Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças.

O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.



Entre os diversos benefícios do milho, a quantidade generosa de vitaminas e minerais faz dele um ingrediente acessível e nutritivo. Perfeito para estar sempre na sua mesa!


4. Tem substâncias antioxidantes

Os antioxidantes são importantes substâncias para o organismo. Afinal, eles protegem as células, estão associados à prevenção de doenças e também do envelhecimento precoce.

Entre os grãos, o milho é considerado como um dos mais ricos nesse tipo de substância. O ácido fítico, por exemplo, é um antioxidante que está presente nele e é responsável pela absorção adequada de minerais como o zinco e o ferro.

A facilidade de inserção na alimentação também faz parte da lista de benefícios do milho. Ele é a base de muitos produtos, como farinhas e óleos, e costuma ser vendido com o seu par perfeito, a ervilha, como no Dueto Crocante Fugini.

Versátil, o milho pode ser utilizado para a preparação de receitas doces ou salgadas, como a Torta de Milho e Queijo ou o Bolo de Milho diet Fugini.

Existem formas de aproveitar melhor o milho?

Agora que você já sabe alguns benefícios do milho, chegou a hora de descobrir como aproveitá-lo melhor. Em primeiro lugar, esse alimento não contém glúten em sua composição — substância presente no trigo e em outros alimentos e que é prejudicial para quem tem alergias ou doença celíaca.

Assim, ele pode ser um ótimo substituto da farinha de trigo. Conhece alguém ou você mesmo tem restrição com relação ao glúten? Uma boa dica é preparar um Bolo de Milho sem Glúten e com calda de Goiabada Fugini.

Por outro lado, se a sua intenção é preparar um docinho rápido, saudável e delicioso, aposte no Brigadeiro de Milho-Verde. Para essa receita só são necessários 4 ingredientes e, sem dúvidas, conquistará crianças e adultos!

Por fim, nada mais tradicional nas festas juninas do que doces feitos com o grão, não é mesmo? O Curau de Milho-Verde Fugini fica pronto em 30 minutos, rende 8 porções e é sucesso certo nas celebrações do meio do ano. Aliás, para quem não gosta da textura fibrosa do milho, essa é uma excelente alternativa, pois é bem cremosa.

Viu só como é grande a variedade de benefícios do milho e as formas de utilizá-lo na alimentação? Então, conte para a gente qual é o seu jeito favorito de consumir esse grão no seu dia a dia! Até mais!


Conheça nossos produtos!


Nossas marcas:
Fugini - Alimentando a vida
Amendocrem
Prato Pronto