Busca

Descubra os benefícios do alho e 4 receitas deliciosas

Existem diversos benefícios do alho para a sua saúde. Venha conhecer mais sobre o alimento e aprenda maneiras fáceis de prepará-lo!

Ele faz parte do cardápio diário de muitas pessoas, mas será que você sabe quais são os benefícios do alho para a saúde? De fato, o alimento é utilizado há anos não apenas para dar mais sabor em receitas culinárias como também por conta de suas propriedades medicinais.

A seguir, confira os principais benefícios e formas deliciosas de inserir o alho na sua alimentação!


Quais os benefícios do alho para a saúde?


Os benefícios do alho são consequência da presença de vitaminas, minerais e antioxidantes. Afinal, essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Uma das principais delas é conhecida como alicina, componente responsável por aquele cheiro forte e bem característico do alho. Porém, o alimento ainda é fonte de vitamina C, magnésio, cálcio e fibras.

Por conta disso, o consumo regular de alho está relacionado com a melhora da imunidade e o menor risco de desenvolver doenças inflamatórias, como explicaremos logo abaixo.


Minimiza os sintomas de gripes e resfriados


Um dos mais importantes benefícios do alho é com relação ao fortalecimento das defesas do corpo. Por isso, é muito comum o uso dele para evitar ou minimizar os sintomas de gripes e resfriados.

Aliás, mesmo que você não o consuma todos os dias, tomar um chazinho feito com alho, limão e mel poderá acelerar o processo de cura do resfriado ou da gripe e fazer com que se sinta melhor mais rapidamente.


Componentes anticancerígenos


O alho tem compostos de enxofre que teriam a capacidade de combater o crescimento do câncer e diminuir as chances da doença aparecer no corpo.

De acordo com o Nacional Câncer Institute, existem diversos estudos que apontam uma associação entre o aumento da ingestão de alho e a redução do risco de câncer de estômago, colón, esôfago, pâncreas e de mama.

Apesar disso, tenha em mente que mesmo com os benefícios do alho, ele não é remédio ou deve ser usado para substituir qualquer tipo de tratamento médico.


Favorece a saúde do coração


Comer alho também é um hábito que beneficia o sistema cardíaco. Certas substâncias presentes nele funcionam como um agente protetor do coração, pois são anti-inflamatórias.

Consequentemente, isso evita o surgimento de doenças como síndrome metabólica, diabetes e hipertensão. Existe a possibilidade ainda do alho favorecer a diminuição dos níveis de colesterol no organismo e reduzir a pressão sanguínea.

Ajuda a prevenir queda capilar

Por fim, um dos mais curiosos benefícios do alho é para a beleza. Alguns estudos mostram ele tem substâncias que podem prevenir ou até mesmo reduzir a queda de cabelos.

Em muitos países, especialmente aqueles localizados no Oriente Médio, essa propriedade do alimento já é popular. No entanto, como usá-lo? Basta inserir de forma moderada na alimentação ou aplicar uma infusão de alho no cabelo antes da lavagem.


Aprenda 4 receitas com alho de dar água na boca



Você pode aproveitar os benefícios do alho em receitas rápidas, práticas e saborosas, garantindo saúde e bem-estar sem perder o sabor!


Agora que você já conhece os benefícios do alho para a saúde, chegou a hora de aprender receitas gostosas e nutritivas feita com esse alimento.

Antes disso, uma dica de ouro: sempre que possível, prefira o alho cru! Essa é a melhor forma de consumi-lo, pois preserva todas as suas propriedades.


1. Pasta de alho


Essa é uma das receitas que mais preserva os benefícios do alho. Em um liquidificador, coloque 500 gramas de alho e o suco de 1 limão espremido. Bata até formar uma massa bem grossa. A partir dela, dá para fazer pasta de alho da forma como quiser.

Por exemplo, uma mistura bem saborosa pode ser feita com 200 gramas de Maionese Tradicional Fugini e duas colheres de sopa do alho batido com limão. Para temperar, adicione sal, pimenta e orégano. Fica sensacional!


2. Maionese de alho com legumes


E que tal uma maionese de alho com legumes bem prática e fácil de fazer? Para isso, misture um sachê de Seleta de Legumes Fugini com 200 gramas de Maionese de Patê de Alho Fugini.

Depois de agregar todos os ingredientes, acrescente ainda 2 dentes de alho cru espremidos e 1 maço pequeno de salsinha picada. Se quiser, adicione pimenta moída.


3. Salada com molho de alho


Ou receita prática para aproveitar os benefícios do alho é a de molho de alho. Uma receita bem rápida de preparar e que fica ótima com saladas ou até mesmo como acompanhamento para o churrasco.

No liquidificador ou processador, coloque 100 gramas de alho, salsa e cebolinha, sal, 1 fio de azeite, suco de ½ limão espremido e 200 gramas de maionese. Bata os ingredientes muito bem.

Dá para acrescentar o molho em uma salada de folhas verdes ou de Grão-de-Bico Crocante Fugini com cenoura, além de ficar ótimo com carne, frango ou linguiça de churrasco.


4. Frango assado com Patê de alho


Para fechar nossa seleção, nada melhor do que uma receita de Frango Assado com Patê de Alho Fugini, pois é um prato saboroso e com os nutrientes e benefícios do alho se torna muito saudável.  

Além disso, fica ótimo com batatas coradas, salada de alface, tomate e pepino ou com o tradicional arroz e feijão!

Agora que você já sabe quais são os benefícios do alho, aproveite para conhecer mais sobre o amido de milho e suas formas de uso!


Conheça nossos produtos!



Nossas marcas:
Fugini - Alimentando a vida
Amendocrem
Prato Pronto