Entenda os diversos usos e benefícios do amido de milho

O amido de milho é um ingrediente versátil e cheio de benefícios para sua saúde. Se você quer conhecê-los, clique e leia nosso artigo!

O Amido de milho é um ingrediente curinga. Ele tem diversos benefícios e pode ser utilizado de muitas formas. Sabe aquele toque secreto para deixar o bolo mais fofinho ou o manjar mais cremoso? Nada mais é do que esse versátil produto.
Com o Amido de Milho Fugini, por exemplo, você pode preparar receitas doces ou salgadas, engrossar caldos ou sopas e até mesmo fazer cremes. Por isso, vale a pena sempre manter um pacotinho na sua dispensa!


Continue com a leitura para descobrir o que é o amido de milho, seus benefícios e suas aplicações!


O que é o amido de milho?


Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.


Todo o processo ocorre dentro de uma fábrica especializada no refino. Antes da etapa final, toda a proteína é retirada.


Benefícios do amido de milho


Existem inúmeros benefícios no milho. De fato, esse alimento é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes e, por esse motivo, pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
No entanto, será que o mesmo vale para o amido de milho? A seguir, confira algumas das vantagens de incluí-lo no cardápio.


Fonte de energia


O amido de milho é um produto que fornece bastante energia. Uma porção de 100 gramas, por exemplo, tem cerca de 380 Kcal, de acordo com suas informações nutricionais. Ele ainda tem uma boa quantidade de carboidratos — 90 gramas, aproximadamente.


Minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco também podem ser encontrados no produto, embora não sejam tão abundantes quanto no próprio milho.




O amido de milho tem vários usos, que vão desde a culinária até os cuidados estéticos. Por isso, é sempre bom ter esse ingrediente na sua dispensa!



Pode ser vegano e glúten free


Alguns tipos de amido de milho são feitos sem nenhuma adição de produtos de origem animal e, dessa forma, podem ser considerados veganos. Além disso, existe a possibilidade de ele ser glúten free, pois o milho em si já não tem essa substância.

Porém, sempre leia as indicações no rótulo antes de utilizá-lo, principalmente se você tem alergia ou doença celíaca. Mesmo que as dosagens sejam muito pequenas, é possível que o amido de milho tenha vestígios de ovos, leite e até mesmo glúten.
Isso acontece por que muitas fábricas produzem diversos tipos de farinhas nas mesmas máquinas. Assim, as marcas costumam indicar quando há risco de mistura de partículas e alertar na própria embalagem.


É um bom espessante


Outra característica benéfica do amido de milho é o fato de ser um ótimo espessante. Ou seja, ele ajuda a dar mais cremosidade para as preparações, por meio de um processo semelhante ao que ocorre com a gelatina.
A farinha também poderia ser usada com essa finalidade, mas ainda assim o amido de milho é melhor, pois além de não ter sabor, sua cor é mais opaca e a capacidade de engrossar é muito maior.
Sem contar o fato de que o produto ainda ajuda a reter a umidade de pães, bolos e tortas, fatores essenciais para conservar por mais tempo o prato.


Como utilizar o amido de milho?


1. Culinária


Como dito, a maneira mais comum de usar o amido de milho é na alimentação. Se quiser engrossar uma bebida à base de leite, basta adicioná-lo. O Chocolate Quente Fugini, por exemplo, fica tão cremoso que quase dá para comer de colher!
O amido de milho também ajuda a dar mais firmeza para a receita de Manjar Branco com Geleia de Morango Fugini. Pode prepará-lo sem medo que não vai desmanchar na hora de tirar da forma!
Ele ainda é usado até mesmo para fazer pratos tradicionais, como Curau de Milho-Verde Fugini e Biscoitinhos de Amendocrem.


2. Área cosmética


O amido de milho pode ser utilizado para manter a pele saudável ou contra leves irritações. Aliás, uma pasta feita com ele e um pouco de água alivia queimaduras por conta do sol, coceira devido à picada de insetos ou mesmo assaduras — que ocorrem especialmente em bebês.

Quem tem problemas de oleosidade na pele pode até mesmo adicionar um pouco de amido de milho nos cosméticos, como base, batom ou pó bronzeador, pois isso controla o brilho e dá um acabamento mais matte para a maquiagem.
Outra dica bem legal é usá-lo como talco nos sapatos e nos pés. Afinal, o amido de milho ajuda a reter a umidade e a evitar odores desagradáveis.

3. Para limpeza


Por mais diferente que seja, o amido de milho pode ser um aliado na hora da limpeza, especialmente para remover manchas de óleo.


Por exemplo, imagine que o óleo caiu na toalha de mesa ou em uma roupa favorita. Para resolver o problema, prepare uma pasta com o produto e um pouco de água e aplique no local atingido. Esfregue levemente e deixe agir por alguns minutos.
Depois, tire a mistura com um pano úmido e lave normalmente. Faça o teste e você verá como ele é eficiente para limpeza!

Gostou de conhecer mais sobre as formas de uso e os benefícios do amido de milho? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos e familiares também fiquem por dentro do assunto!


Conheça nossos produtos!


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem