São Paulo, junho de 2024 - A Fugini, empresa brasileira, líder no mercado de molhos de tomate e milho, marcou presença no 15º Congresso Mundial de Processamento de Tomate, que aconteceu essa semana, de 9 a 12 de junho, em Budapeste, na Hungria. O evento, realizado pela World Processing Tomato Council (WPTC), organização internacional sem fins lucrativos que representa mundialmente as indústrias de processamento de tomate, abordou temas cruciais para a categoria.
Segundo Raissa Ninelli, diretora da Fugini, o encontro foi fundamental para incentivar a cooperação entre os stakeholders do segmento, além de promover o avanço e o maior entendimento das tendências globais do setor. “Foi uma oportunidade única de ouvir especialistas, empresários e outras figuras relevantes da área”, destaca a executiva.
Ao longo de três dias, o congresso trouxe uma infinidade de questões que afetam o cenário global de processamento de tomate, incluindo perspectivas de mercado, práticas agrícolas, novas tecnologias e sustentabilidade. Segundo ela, o Congresso proporcionou um ambiente enriquecedor, onde foram compartilhadas histórias inspiradoras de grandes empreendedores e novas ideias e perspectivas.
“Saímos do encontro inspirados a continuar perseguindo nossos objetivos com paixão e com um espírito de cooperação, que nos impulsiona a alcançar novos patamares em termos de inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade, alguns dos pilares mais importantes para a Fugini”, lembra Raissa.
A WPTC representa mundialmente as indústrias de processamento de tomate. Atualmente, seus associados respondem por mais de 95% do volume de tomate processado no mundo. No Brasil, o segmento emprega cerca de 130 mil pessoas, principalmente em estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais, onde essas indústrias concentram a maior parte de sua atuação.
Empresa brasileira de alimentos, líder no mercado de molhos de tomate, a Fugini iniciou sua trajetória há mais de 20 anos, na cidade de Monte Alto, interior de São Paulo. Com atuação focada totalmente em território nacional, os produtos da marca estão presentes em todo o país. Atualmente, a companhia conta com duas plantas fabris com modernos sistemas de automação, em Monte Alto (SP) e Cristalina (GO), esta última inaugurada em 2010, com 25 mil metros quadrados de área produtiva.
Sempre pautada pelos pilares de inovação, sustentabilidade e qualidade, a companhia foi pioneira no lançamento das embalagens em formato de sachê na linha de atomatados, considerada uma das mais eficientes e seguras em termos de conservação da qualidade dos alimentos. Sob a premissa de oferecer alimentos saudáveis e clean label, a Fugini não utiliza conservantes artificiais em muitos de seus produtos, assim como reduziu as adições de sal, açúcar e gordura. Em seu portfólio de produtos estão os tradicionais molhos de tomate, vegetais em latas e sachês, molhos diversos, condimentos, entre outros alimentos produzidos sob os mais altos padrões de segurança.