Busca

Conheça o valor nutricional do morango e seus benefícios

Quer saber qual é o valor nutricional do morango e as vantagens dele para sua saúde? Confira em nosso artigo os benefícios da fruta e como inseri-la na alimentação de maneira prática e saborosa!

Você sabe qual é o valor nutricional do morango e por que inserir essa fruta na alimentação faz bem para sua saúde? Embora seja popular, muitos desconhecem os seus benefícios e até mesmo como consumi-lo no dia a dia.

Para conhecer mais sobre o morango, continue com a leitura abaixo e ainda aprenda 3 receitas práticas e fáceis de fazer!

Qual é o valor nutricional do morango?

De fato, o valor nutricional do morango é bastante elevado, pois a fruta é rica em nutrientes importantes para o organismo e tem uma quantidade baixa de calorias.

Para você ter uma ideia, 100 gramas de morango têm 30 kcal aproximadamente, de acordo com as informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Além disso, a mesma porção ainda pode fornecer:


  • 1,6 gramas de fibra;
  • 102 mg de potássio;
  • 69 mg de vitamina C;
  • 28 gramas de fósforo;
  • 15 gramas de cálcio.

A fibra, a vitamina C e os demais minerais citados são essenciais para que corpo funcione corretamente e, assim, se manter saudável e livre de doenças. A fruta ainda é rica em antioxidantes e vitaminas A, do complexo B e E.

3 principais benefícios da fruta para a saúde


1. É rica em antioxidantes


A presença de antioxidantes é algo que se destaca no valor nutricional do morango. Ácido gálico, flavonoides e quercetina são algumas dessas substâncias. Porém, a fruta ainda tem vitaminas A e C que também agem como antioxidantes no organismo.


Certo, mas qual é o benefício desse componente? Os antioxidantes são fundamentais para proteger e reduzir os danos do excesso de radicais livres no corpo. Ou seja, eles ajudam minimizar os efeitos do envelhecimento e também são importantes para evitar o surgimento de doenças inflamatórias.


2. Faz bem para o coração


As substâncias responsáveis pelo alto valor nutricional do morango podem favorecer a saúde do coração. Afinal, elas atuariam na redução do risco de doenças cardiovasculares e na melhora da pressão arterial.

Portanto, consumir morango de forma moderada e regular associado à boa alimentação e prática de exercícios pode ajudar bastante o seu sistema cardíaco.


3. Favorece a boa saúde da pele


 Diariamente, a pele sofre com danos causados pelo sol, pelas toxinas no ambiente e até mesmo por conta de maus hábitos e uma alimentação pobre em nutrientes.
Entretanto, o valor nutricional do morango não apenas favorece a saúde como um todo, como também faz bem para a pele. A fruta contém boas quantidades de vitaminas A, C e E — além de antioxidantes — que são substâncias conhecidas por protegerem os tecidos.

Receitas de morango fáceis de fazer



O valor nutricional do morango traz uma série de benefícios à saúde e pode se aproveitado facilmente em receitas simples e gostosas. Só vantagens!


Agora que você já conhece o valor nutricional do morango e seus benefícios para a saúde, chegou a hora de descobrir como inseri-lo na sua alimentação.

Uma primeira forma é comer a fruta fresca e orgânica para garantir a presença de todas as substâncias benéficas para o organismo.


Além disso, o morango é o principal ingrediente de receitas saudáveis, fáceis e deliciosas. A seguir, veja 3 opções práticas e de dar água na boca!


Torradas com geleia de morango


Que tal uma preparar um café da manhã nutritivo e gostoso, aproveitando o valor nutricional do morango? Torrada com Geleia de Morango Fugini é uma excelente forma de começar o dia.

Para essa receita, basta tostar no forno ou na torradeira duas fatias de pão integral (ou o de sua preferência). Depois, distribua 1 colher de sopa de Geleia de Morango Fugini em cada uma delas e, por cima, coloque 2 morangos picados.


Se quiser deixar a torrada ainda melhor, acrescente Avelãcrem Fugini. Afinal, chocolate com morango é uma ótima combinação!

Pudim de chia e morango


Rápido de fazer e muito saudável, o pudim de chia e morango é uma boa opção de lanchinho entre as principais refeições.


A preparação dessa receita começa no dia anterior. Antes de dormir, por exemplo, coloque duas colheres de sopa de chia em uma tigela e acrescente 200 ml de leite de origem animal ou vegetal (como aqueles feitos com amêndoas, soja e coco fresco). Feito isso, reserve na geladeira.


No dia seguinte, você vai perceber que a chia solta uma espécie de gel, o que garante a consistência cremosa desse pudim. Para finalizar, acrescente morangos cortados em cubos. Para um prato completo e mais energético, basta colocar uma colher de sopa de Amendocrem Tradicional Fugini.


Smoothie de frutas vermelhas


Outra receita que aproveita todo o valor nutricional do morango é o smoothie de frutas vermelhas. E a forma de preparo é bastante simples.

Você só precisa de 1 banana congelada, 4 colheres de sopa de Geleia de Morango Fugini, ½ xícara de frutas vermelhas — morango, amora e mirtilo, por exemplo. Coloque tudo no liquidificar e acrescente 100 ml de água e algumas folhas de hortelã.

Bata e sirva bem gelado.

Gostou de conhecer mais sobre o valor nutricional do morango? Então, aproveite para aprender mais receitas com a fruta, como Manjar Branco, Panquecas Recheadas e Cheesecake!


                                                                Conheça nossos produtos!

Nossas marcas:
Fugini - Alimentando a vida
Amendocrem
Prato Pronto