Você sabia que existem poucos tipos de chá no mundo? De fato, a palavra chá somente pode ser usada para preparações feitas a partir de uma planta específica, chamada Camellia sinensis. Com ela, dá para fazer o chá verde, o chá branco, o chá oolong e o chá preto.
Embora tenham a mesma origem, eles são bastante diferentes por conta da forma de produção. O chá verde, por exemplo, é produzido por meio da desidratação. Por outro lado, o preto é resultado de uma fermentação.
Aliás, é por conta disso que eles têm sabores específicos e, consequentemente, combinam melhor com diferentes pratos. A seguir, saiba mais sobre cada um dos tipos de chá e conheça 5 acompanhamentos deliciosos para deixar o seu chá ainda mais gostoso!
Como dito, todo chá vem da mesma erva, mas o sabor varia e as propriedades também. Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um deles e seus benefícios para a saúde.
O chá verde tem gosto amargo e levemente adocicado. Ele é rico em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que protegem e fazem bem para o organismo.
Alguns estudos indicam que ingerir a bebida de forma moderada todos os dias pode proporcionar benefícios para a saúde do coração, cérebro, olhos e ossos.
Já o chá branco é muito semelhante ao verde, mas tem um pequeno grau de fermentação. Ele pode ser feito com tanto com as folhas quanto com o broto da Camellia sinensis.
Por conter nutrientes benéficos ao corpo, o consumo regular desses tipos de chá poderia reduzir o risco de doenças e ajudar a minimizar os efeitos do processo de envelhecimento da pele.
Esse é um tipo que poderia ser considerado intermediário entre o chá verde e o preto. Afinal, o grau de fermentação dele é de 50% em média, o que resulta em uma bebida de sabor mais forte e com maior concentração de cafeína.
O chá oolong tem componentes que contribuem para um melhor funcionamento do metabolismo e da saúde de forma geral.Em comparação aos demais tipos de chá, o chá preto é o mais forte. Ele tem uma coloração bem escura e é muito popular em diversas partes do mundo — como o Brasil, China, Inglaterra e Índia.
Existem diversas pesquisas sobre os benefícios dele para a saúde. Algumas mostram que a bebida faz bem para a flora intestinal e favorece a concentração e o foco.
Porém, fique atento quanto ao consumo, pois, assim como o café, o chá preto tem uma grande concentração de cafeína. Bebê-lo demais antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono.
Certo, agora você já conhece os tipos de chá e as propriedades deles. Porém, quais sãos acompanhamentos que mais combinam com cada um?
Mesmo que possa parecer surpreendente, a bebida pode ser consumida durante as principais refeições e também como um lanchinho entre elas. Confira 5 sugestões bem saborosas!
O chá verde ou o branco, por exemplo, vão muito bem com torradas de Avelãcrem Fugini. Para suavizar o gosto marcante do chá preto ou oolong, opte por uma cobertura de Geleia de Morango Fugini.
Biscoitinhos de amendocrem também combinam muito bem com um chá verde quentinho. Afinal, o amargor suave da bebida equilibra o doce desse acompanhamento.
Uma boa dica é consumir esses tipos de chá entre o almoço ou jantar. Feito com amendoim, o Amendocrem é um alimento que te dá bastante energia. Por sua vez, o chá verde é rico em nutrientes que vão deixá-lo mais desperto ao longo do dia.Outro acompanhamento delicioso para a hora do chá é o Bolo de Milho Diet Fugini. Ele combina bastante com o chá branco, pois ambos têm um sabor suave e levemente doce.
Também vale a pena experimentar a combinação entre bolo de milho e chá preto, pois os sabores são bem contrastantes e, dessa forma, dá para sentir bem a diferença entre o doce e o amargo.
Acha que só sobremesa combina com esses tipos de chá? A bebida é, na verdade, um curinga e cai bem com doces e salgados!
O chá verde e o branco, por exemplo, são ótimas opções para acompanhar um yakissoba tradicional feito com vegetais Fugini. De fato, os orientais têm o costume de consumi-los logo após as principais refeições como forma de ajudar a digestão.
Pelo fato de serem mais fortes, o oolong e o preto são tipos de chá que combinam com preparações mais encorpadas. Então, é possível harmonizá-lo bem com pratos feitos com carnes, como Medalhões ao Molho Madeira Fugini.
Se você gosta de uma bebida refrescante, experimente bater no liquidificador o chá com pedaços de limão, um pouco de açúcar e algumas folhas de hortelã. Também fica ótimo com gengibre e mel ou apenas rodelas de laranja.
Gostou de conhecer esses tipos de chá e acompanhamentos? Então, aproveite saber mais sobre o tomate, seu valor nutricional e benefícios para a saúde!