Busca

Tipos de chá e 5 acompanhamentos ideais

O que combina bem com os diferentes tipos de chá? Confira nosso artigo e conheça acompanhamentos que ficam incríveis com a bebida!

Você sabia que existem poucos tipos de chá no mundo? De fato, a palavra chá somente pode ser usada para preparações feitas a partir de uma planta específica, chamada Camellia sinensis. Com ela, dá para fazer o chá verde, o chá branco, o chá oolong e o chá preto.

Embora tenham a mesma origem, eles são bastante diferentes por conta da forma de produção. O chá verde, por exemplo, é produzido por meio da desidratação. Por outro lado, o preto é resultado de uma fermentação.

Aliás, é por conta disso que eles têm sabores específicos e, consequentemente, combinam melhor com diferentes pratos. A seguir, saiba mais sobre cada um dos tipos de chá e conheça 5 acompanhamentos deliciosos para deixar o seu chá ainda mais gostoso!


Conheça as propriedades de cada um dos tipos de chá


Como dito, todo chá vem da mesma erva, mas o sabor varia e as propriedades também. Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um deles e seus benefícios para a saúde.


Chá verde


O chá verde tem gosto amargo e levemente adocicado. Ele é rico em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que protegem e fazem bem para o organismo.

Alguns estudos indicam que ingerir a bebida de forma moderada todos os dias pode proporcionar benefícios para a saúde do coração, cérebro, olhos e ossos.


Chá branco


Já o chá branco é muito semelhante ao verde, mas tem um pequeno grau de fermentação. Ele pode ser feito com tanto com as folhas quanto com o broto da Camellia sinensis.

Por conter nutrientes benéficos ao corpo, o consumo regular desses tipos de chá poderia reduzir o risco de doenças e ajudar a minimizar os efeitos do processo de envelhecimento da pele.


Chá oolong


Esse é um tipo que poderia ser considerado intermediário entre o chá verde e o preto. Afinal, o grau de fermentação dele é de 50% em média, o que resulta em uma bebida de sabor mais forte e com maior concentração de cafeína.

O chá oolong tem componentes que contribuem para um melhor funcionamento do metabolismo e da saúde de forma geral.

Chá preto


Em comparação aos demais tipos de chá, o chá preto é o mais forte. Ele tem uma coloração bem escura e é muito popular em diversas partes do mundo — como o Brasil, China, Inglaterra e Índia.

Existem diversas pesquisas sobre os benefícios dele para a saúde. Algumas mostram que a bebida faz bem para a flora intestinal e favorece a concentração e o foco.

Porém, fique atento quanto ao consumo, pois, assim como o café, o chá preto tem uma grande concentração de cafeína. Bebê-lo demais antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono.


5 acompanhamentos ótimos para chás




Certo, agora você já conhece os tipos de chá e as propriedades deles. Porém, quais sãos acompanhamentos que mais combinam com cada um?

Mesmo que possa parecer surpreendente, a bebida pode ser consumida durante as principais refeições e também como um lanchinho entre elas. Confira 5 sugestões bem saborosas!


1. Torradinhas com geleia


Sem dúvidas, um dos acompanhamentos que mais combina com todos os tipos de chá são as torradinhas feitas com fatias de pão (baguete, francês ou de forma).

O chá verde ou o branco, por exemplo, vão muito bem com torradas de Avelãcrem Fugini. Para suavizar o gosto marcante do chá preto ou oolong, opte por uma cobertura de  Geleia de Morango Fugini.


2. Biscoitinhos de Amendocrem


Biscoitinhos de amendocrem também combinam muito bem com um chá verde quentinho. Afinal, o amargor suave da bebida equilibra o doce desse acompanhamento.

Uma boa dica é consumir esses tipos de chá entre o almoço ou jantar. Feito com amendoim, o Amendocrem é um alimento que te dá bastante energia. Por sua vez, o chá verde é rico em nutrientes que vão deixá-lo mais desperto ao longo do dia.

3. Bolo de Milho


Outro acompanhamento delicioso para a hora do chá é o Bolo de Milho Diet Fugini. Ele combina bastante com o chá branco, pois ambos têm um sabor suave e levemente doce.

Também vale a pena experimentar a combinação entre bolo de milho e chá preto, pois os sabores são bem contrastantes e, dessa forma, dá para sentir bem a diferença entre o doce e o amargo.


4. Yakissoba Tradicional


Acha que só sobremesa combina com esses tipos de chá? A bebida é, na verdade, um curinga e cai bem com doces e salgados!

O chá verde e o branco, por exemplo, são ótimas opções para acompanhar um yakissoba tradicional feito com vegetais Fugini. De fato, os orientais têm o costume de consumi-los logo após as principais refeições como forma de ajudar a digestão.


5. Medalhões ao Molho Madeira Fugini


Pelo fato de serem mais fortes, o oolong e o preto são tipos de chá que combinam com preparações mais encorpadas. Então, é possível harmonizá-lo bem com pratos feitos com carnes, como Medalhões ao Molho Madeira Fugini.

Se você gosta de uma bebida refrescante, experimente bater no liquidificador o chá com pedaços de limão, um pouco de açúcar e algumas folhas de hortelã. Também fica ótimo com gengibre e mel ou apenas rodelas de laranja.

Gostou de conhecer esses tipos de chá e acompanhamentos? Então, aproveite saber mais sobre o tomate, seu valor nutricional e benefícios para a saúde!


Nossas marcas:
Fugini - Alimentando a vida
Amendocrem
Prato Pronto