Busca

Tomate: valor nutricional e benefícios à saúde

Nesse artigo você encontrará informações preciosas sobre o tomate: valor nutricional, benefícios e ideias de uso. Confira!

Ele faz parte do cardápio de muitas pessoas, mas sempre é bom saber mais sobre o tomate, valor nutricional e seus benefícios, não é mesmo? Afinal, é importante conhecer as propriedades dele e saber a melhor maneira de inseri-lo na alimentação.
Você sabia, por exemplo, que o molho de tomate tradicional é rico em uma substância importante para a prevenção de certos tipos de câncer? Sim, e ainda tem muito mais nutrientes! Quer conhecer mais sobre o tomate e suas características? 

Continue com a leitura!

Tomate, valor nutricional e muito mais

Antes entender mais sobre o tomate, valor nutricional e seus inúmeros benefícios, uma curiosidade: esse alimento é, na verdade, um fruto! Tradicionalmente utilizado com outros legumes, ele é um fruto que faz parte da mesma família da berinjela, pimentão e pimentas.
Além disso, tem mais 7 mil espécies diferentes ao redor do mundo. Por aqui no Brasil é possível encontrar o tipo Débora, Carmen, Italiano, Caqui, Holandês e Cereja. Em geral, o italiano é o mais utilizado para molhos, como o molho de tomate bolonhesa — aquele que é indispensável na macarronada de domingo.
A seguir, confira os motivos pelos quais é uma boa ideia incluir o tomate para fazer parte do seu prato regularmente. Vamos lá?


É rico em nutrientes importantes para a saúde

Sabe qual é a principal razão para consumir o tomate? Valor nutricional! Ele é considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, que são substâncias essenciais para o organismo.
Por outro lado, o tomate é fonte de vitaminas e minerais indispensáveis para o corpo funcionar. De acordo com dados nutricionais, em uma unidade do tomate italiano, por exemplo, é possível encontrar:

- 147 mg de potássio;
- 15 g de fósforo;
- 7 g de magnésio;
- 6 g de cálcio;
- 8,5 mg de vitamina C.

Vitaminas A, B, E e K também estão presentes nele. Vale ressaltar ainda que é um alimento rico em fibras e água, mas que tem poucas calorias — uma média de 11 kcal por unidade.


Faz bem para os olhos, pele e ossos

Agora que você já conhece algumas características do tomate e valor nutricional, chegou a hora de descobrir alguns benefícios dele para a sua saúde.
Em primeiro lugar, o fruto tem uma substância chamada luteína, que ajuda a proteger e manter os olhos saudáveis. Ela também é importante pois evitaria o surgimento da degeneração macular, uma doença que pode causar cegueira se não for feito o tratamento adequado a tempo.
O tomate também faz bem para a pele, especialmente por ser uma excelente fonte de vitaminas A e C. De fato, esses dois componentes são essenciais para manter a elasticidade e viscosidade da pele, assim como protegê-la dos danos causados pela exposição solar ou pelo envelhecimento.
Finalmente, quando se pensa em tomate: valor nutricional, saiba que nutrientes como magnésio, fósforo, e vitamina K são fundamentais para os ossos. Sem eles, o risco de desenvolver doenças como osteoporoses é bem alto.


Tem substâncias que ajudam a prevenção do câncer



O valor nutricional do tomate é um grande benefício para quem consome esse fruto, mas sem dúvida, seu sabor também e versatilidade também são grandes atrativos.


Assim com o fruto fresco, consumir molho de tomate também faz bem e é saudável. Aliás, se ele for feito com azeite de oliva, como o Molho de Tomate Mediterrâneo Fugini, melhor ainda! Sabe por quê?

O fruto tem um antioxidante chamado licopeno. No entanto, quando ele é cozido junto com uma fonte de gordura boa (como é o caso do azeite), essa substância fica ainda mais potente e fácil de ser absorvida pelo organismo.

E o mais interessante é que o licopeno tem propriedades que auxiliam a evitar e a combater certos tipos de câncer, principalmente o de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Existem até mesmo estudos recomendando o consumo de preparações à base de tomate, como molhos e sucos, como prevenção.


Como inserir o tomate no cardápio?

Com todos esses benefícios do tomate: valor nutricional, vitaminas, prevenção de doenças e etc, em mente, você deve estar pensando em como consumi-lo no dia a dia, certo? Opções não faltam e vão muito além da salada!
Dá para colocar o molho de tomate na receita de Cuscuz Fugini, por exemplo. Pensando em um prato especial para um jantar romântico? A Lasanha aos Dois Molhos ou o Macarrão ao Molho de Camarão são ótimas sugestões.
Além disso, a tradicional Sardella ou o delicioso Bife Parmegiana também podem ser feitos com Molho de Tomate de Ervas Finas Fugini, por exemplo. Lembre-se ainda de usar o tomate fresco nos sanduíches, patês ou petiscos.
Enfim, dá até comê-lo junto com cubinhos de queijo durante o intervalo do trabalho e antes de ir para academia. Aliás, é uma boa opção também para o lanche das crianças ou para servir de entrada em um jantar com amigos. Deu para perceber que ideias não faltam!

Gostou do artigo “Tomate: valor nutricional e benefícios para a saúde”? Então, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais! Até mais!


Conheça nossos produtos!



Nossas marcas:
Fugini - Alimentando a vida
Amendocrem
Prato Pronto